quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Um dia em Prado

Vou começar as postagens falando de uma cidade que conheci recentemente e me apaixonei: Prado, no Sul da Bahia. Fui no fim de setembro com meu namorado e dois amigos, para passar apenas um fim de semana, mas acabamos fazendo tantas coisas que parece que ficamos uma semana inteira! Vou compartilhar nosso cronograma do primeiro dia, que pode ajudar quem for conhecer a cidade com o tempo curto. Vale muito a pena!

Nosso grupo saiu de Vitória, que fica a cerca de sete horas de Prado. Para que conseguíssemos aproveitar o fim de semana inteiro, resolvemos deixar o carro em casa e ir de ônibus. Mas por quê? De ônibus, saímos de Vitória na sexta-feira, às 23h30, e no sábado bem cedinho já estávamos no nosso destino. Já na volta, o ônibus saía às 22h30 e chegamos em casa ainda com tempo para dormir um pouquinho antes do trabalho. Viajar de ônibus a noite inteira é cansativo sim, mas se fôssemos de carro não conseguiríamos aproveitar tão bem o tempo. Além disso, tínhamos um meio de transporte em Prado, o que fez toda a diferença também.

Chegamos cedo no sábado e logo fomos tomar café na Pousada Canto do Rio, que é do Bruno, pai da nossa amiga Manu, que foi com a gente. A pousada é maravilhosa e é assunto para um próximo post. De lá, seguimos para conhecer as praias que não ficam no Centro de Prado, em direção a Cumuruxatiba, uma vila de pescadores que pertence ao município. 

Pela estrada de chão, a primeira parada foi nas falésias. Cenário maravilhoso.




























O sol estava maravilhoso, mas o vento ameaçava estragar nosso dia na praia. Ventava tão forte que o mar estava bravo e eu já estava até conformada de não entrar na água (sou medrosa mesmo). Mas então conhecemos o melhor lugar da viagem, na minha opinião, que foi a Praia do Japara Grande, que fica depois da Praia do Tororão, outra bem famosa. 

Tendo as falésias como "muro", a areia também era banhada pelo rio raso que leva o mesmo nome da praia. Delícia demais. Além disso, ficamos em um trecho de areia que era bem cercado pelas falésias e não pegava vento, de frente para o rio. Ficamos por ali um tempo, fazendo a nossa "farrinha" com cerveja e aperitivos. 





























Ficamos em Japara Grande até por volta das 13h e depois seguimos para Cumuruxatiba, para almoçar. O lugar escolhido foi o Restaurante do Hermes, que tem como carro chefe um maravilhoso Arroz de Polvo. Também é assunto para um outro post.

Aproveitamos para conhecer um pouco a vila, bem rústica e com pousadas incríveis, sempre com um toque praiano e caseiro. 

O cartão postal da vila é o cais. Destruído pela ação da água, do vento e do tempo, sobraram apenas as estacas de madeira do grande cais de Cumuruxatiba. Nos dias de maré baixa, os moradores contam que dá para ir até o final dele, ainda em área rasa pelo mar. Fiquei só na vontade, pois como falei, o mar estava bem agitado. 





















































Finalizamos nosso passeio em Cumuru (como dizem os nativos) comprando as tradicionais cocadas baianas, e seguimos de volta para o Centro de Prado. 

À noite conhecemos o famoso Beco das Garrafas, que é onde se concentram alguns dos melhores restaurantes do Centro. Muito charmoso, principalmente a luz da Lua, o local é ponto certo de turistas degustarem as maravilhas que os cozinheiros conseguem preparar com frutos do mar. Meu namorado e eu já saímos de Vitória sabendo que queríamos comer um bom peixe assado.

Escolhemos o Restaurante Jubiabá e pedimos o Budião ao molho de pitanga, prato que já ganhou um festival gastronômico local. Recomendo muito! De lá, fomos dar umas voltas e conhecer a igrejinha, muito charmosa.

Fechamos a noite no Docca Pizzaria, mas na verdade fomos lá para beber uma cervejinha e jogar conversa fora. O lugar é muito legal, e tem como ficar acomodado na varanda, apreciando a vista do rio. 























































Ufa! Quanta coisa, não é? Conseguimos aproveitar bem o primeiro dia, com esse roteiro legal preparado pelo Bruno, pela Leila e pela Manu, que nos receberam tão bem em Prado. 

Logo mais posto o nosso roteiro do segundo dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário